Sócia-fundadora

Nádia Andrade

Sou jornalista de formação, especialista em comunicação, empreendedora, mentora e facilitadora de processos colaborativos e jornadas individuais e coletivas que unem comunicação, colaboração e autoconhecimento. Curiosa, apaixonada por viagens, livros e cursos. Uma aprendiz cheia de dúvidas!

Amo escrever. É uma forma de me expressar no mundo, porém, nos últimos anos, priorizei um outro tipo de escrita, para auxiliar empresas a se comunicar com seus diferentes públicos.

Me formei na PUC-SP, passei uma curta temporada em Nova York (EUA) estudando fotografia e vídeo,  fiz pós-graduação em comunicação estratégica no SENAC, cursei o MBA Executivo Internacional da FIA, com vivências nos EUA e na China, estudei mentoria na FGV e finalizei uma incrível pós-graduação em Pedagogia da Cooperação, realizada pelo Projeto Cooperação e a UNIP.

Iniciei minha carreira como produtora de conteúdo online para sites de notícias, migrando, em seguida, para a área de comunicação corporativa, onde me tornei especialista em construção de reputação, planejamento de comunicação e gerenciamento de crises para empresas de diversos setores e portes, de startups a mega corporações como Facebook, Airbnb, Spotify, Uber, Boeing, DASA, Cogna, WeWork, Creditas, e dezenas de outras. São 25 anos atuando com relações públicas e intermediando o relacionamento entre empresas e suas audiências.

Nos últimos 10 anos fiz parte da liderança de uma das maiores agências de relações públicas da América Latina no Grupo WPP, atuando nas áreas de Planejamento Estratégico, Reputação Corporativa, Relações com a Mídia, Comunicação Interna, Mídia Social, Treinamentos, Gerenciamento de Crises e Gestão de Pessoas. Sempre fui apaixonada pela diversidade de atividades e demandas inerentes a uma agência de comunicação. Não há monotonia! Porém, esse dinamismo presente no dia a dia, não só das agências, mas de muitas empresas, pode nos fazer esquecer da maior riqueza do nosso negócio e da nossa vida  – que são as pessoas.

Tive o privilégio de liderar dezenas de times ao longo da minha carreira e nos últimos anos, a oportunidade de trabalhar diretamente com a gestão de pessoas. Passei a refletir intensamente em como mantê-las como prioridade, de fato, e de forma permanente.

Essas reflexões me levaram a inúmeras ideias - algumas mirabolantes -, quando percebi que ainda havia muito por fazer na base e essência de nosso trabalho, que é a comunicação. Não é preciso reinventar a roda! E aqui estamos!

A Diversah nasceu de um cenário diverso em experiências, reflexões e temas. É uma iniciativa para propiciar atividades mais humanas que possibilitem conexões reais e, por fim, harmonia. Humanizar e Harmonizar. Por isso essa simpática letra h ao final do nome da Diversah. Vamos conversar?
Diversah

Comunicação, Cooperação e Autoconhecimento

A Diversah começou como um projeto de conclusão de curso do MBA que fiz  na Fundação Instituto de Administração - FIA, reconhecida escola de negócios fundada por professores do Departamento de Administração da Universidade de São Paulo - USP.

Era novembro de 2018 e eu estava em uma aula de um renomado CEO de uma Consultoria Executiva que nos ministrava a aula “ Realizando seu Potencial - Transformando-se para atingir a excelência". Era uma aula que falava sobre o futuro do trabalho, mas já abordava temas como evolução, felicidade, cooperação, autoconhecimento. Um dos primeiros exercícios da aula foi para cada um se descrever em um minuto. Já fizeram essa atividade? Olha, parece simples, mas é um desafio! O professor nos  disse que era fundamental termos essa resposta, pois, o verdadeiro evoluir é conhecer a si próprio, afirmou.

O exercício seguinte era para respondermos a três perguntas para ajudar a descobrir nosso dom. Outro desafio nada fácil. Mas, encurtando a história, ao final da aula minha cabeça fervilhava e eu só pensava no que eu poderia criar para realizar o meu potencial. E foi aí que pensei na Diversah.

Ao longo dos meses seguintes, a Diversah foi ganhando corpo e se tornou uma consultoria executiva para mulheres empreendedoras. Um negócio idealizado para reduzir os gaps que impedem a evolução profissional das mulheres de forma equilibrada.

Toda a pesquisa realizada para o trabalho também me inspirou a realizar o primeiro evento que já levava o nome da empresa, realizado em outubro de 2019. Ao lado de uma amiga idealizamos um dia de pausa, uma série de atividades para nos tirar do automático.

O convite dizia: Precisamos de pausa para pensar, respirar, falar, sentir, para tudo!

Defendi minha tese em dezembro de 2019, saí de férias e voltei com a surpresa da pandemia. Era março de 2020. Como líder de operações de uma grande agência de comunicação, precisei mergulhar fundo na  gestão de pessoas.

Fazer as adequações necessárias para viabilizar o home office de toda a equipe, fechar sedes, cortar custos e o mais importante, ter a disponibilidade para ouvir todos os colaboradores e suas necessidades e momentos específicos. Era um público diverso, mas, todos com suas inquietações.

Assim, entendi que a audiência da Diversah poderia ser ampliada para qualquer pessoa ou empresa, afinal, todos estamos navegando em águas desconhecidas e tendo que lidar com as nossas questões. Foi um período intenso, dolorido e desafiador, e, ao mesmo tempo, inspirador e libertador.

Refleti muito sobre mim, comecei a olhar para dentro de forma profunda, fui fazer terapia pela primeira vez, resolvi tirar um tempo só pra mim, sem trabalhar, sem rotina, e um mundo de questionamentos surgiu. Entre eles, eu precisava responder como eu poderia criar e ser produtiva usando meus talentos e competências de forma a cooperar com os universos nos quais eu estava inserida? Comecei a investigar e experimentar até que as ideias foram se alinhando criando a Diversah - Design de Relações Colaborativas - Comunicação, Cooperação e Autoconhecimento para nos ajudar a regenerar a maneira como nos relacionamos, trazendo reflexão e reconexão!




Encontre aqui histórias, dicas, reflexões e outros conteúdos que podem inspirar!

Artigo
-
September 15, 2024
Texto ou vídeo?

O importante é que as palavras podem curar

Leia +
Artigo
-
August 19, 2024
Não seja tão previsível

Pergunte, mesmo diante das ameaças

Leia +
-
June 17, 2024
Estamos sempre em transição

É um fluxo contínuo de fim e início

Leia +
Não perca nenhuma novidade
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.